1) Na
tirinha, há traço de humor em:
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A.
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“Que
olhar é esse, Dalila?”
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B.
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“Olhar
de tristeza, mágoa, desilusão...”
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C.
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“Olhar
de apatia, tédio, solidão...”
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D.
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“Sorte!
Pensei que fosse conjuntivite!”
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Minha
Sombra
De manhã a minha sombra com meu papagaio e o meu macaco começam a me arremedar. E quando eu saio a minha sombra vai comigo fazendo o que eu faço seguindo os meus passos. Depois é meio-dia. E a minha sombra fica do tamaninho de quando eu era menino. Depois é tardinha. E a minha sombra tão comprida brinca de pernas de pau. Minha sombra, eu só queria ter o humor que você tem, ter a sua meninice, ser igualzinho a você. E de noite quando escrevo, fazer como você faz, como eu fazia em criança: Minha sombra você põe a sua mão por baixo da minha mão, vai cobrindo o rascunho dos meus poemas sem saber ler e escrever. LIMA, Jorge de. Minha Sombra In: Obra Completa. 19. ed. Rio de Janeiro: José Aguillar Ltda., 1958. 2) De acordo com o texto, a sombra imita o menino |
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A.
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de
manhã.
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B.
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ao
meio-dia.
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C.
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à
tardinha.
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D.
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à
noite.
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Texto I
Cinquenta camundongos, alguns dos quais clones de clones, derrubaram os obstáculos técnicos à clonagem. Eles foram produzidos por dois cientistas da Universidade do Havaí num estudo considerado revolucionário pela revista britânica “Nature”, uma das mais importantes do mundo. [...] A notícia de que cientistas da Universidade do Havaí desenvolveram uma técnica eficiente de clonagem fez muitos pesquisadores temerem o uso do método para clonar seres humanos. O Globo. Caderno Ciências e Vida. 23 jul. 1998, p. 36. Texto II Cientistas dos EUA anunciaram a clonagem de 50 ratos a partir de células de animais adultos, inclusive de alguns já clonados. Seriam os primeiros clones de clones, segundo estudos publicados na edição de hoje da revista “Nature”. A técnica empregada na pesquisa teria um aproveitamento de embriões — da fertilização ao nascimento — três vezes maior que a técnica utilizada por pesquisadores britânicos para gerar a ovelha Dolly. Folha de S.Paulo. 1º caderno – Mundo. 03 jul. 1998, p.16.
3) Os dois textos tratam de clonagem. Qual aspecto dessa
questão é tratado apenas no texto I?
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A.
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A divulgação
da clonagem de 50 ratos.
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B.
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A
referência à eficácia da nova técnica de
clonagem. |
C.
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pode
ser conquistado facilmente
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D.
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A
informação acerca dos pesquisadores
envolvidos no experimento. |
4)
A profecia
1 Caraíbas têm cabeça oca. Deviam ter
aprendido muitas lições com o povo filho 2da
terra e não souberam enxergar, nem ouvir, nem sentir. E sofrerão por
isso. 3 Dia virá em que ficarão com sede, muita
sede, e não terão água pra beber: os rios
4 e lagoas e valos e regatos e até a água da chuva
estarão sujos e pobres. E chorarão. E
5 continuarão com sede porque a água do choro é
salgada e amarga...
6 O tempo da fome também virá. E a terra
estará seca, o chão duro. As sementes 7do
milho e a mandioca não mais nascerão verdes, alimentando a esperança de
quarups 8 ao redor do fogo com muita
comida e bebida. A caça e peixe também terão fugido ou
9 morrido. E a fome apertará o estômago do caraíba e
ele não poderá comer nem sua
10 riqueza, nem sua terra nua e estéril.
11 Os dias serão sempre mais quentes. E
quando o caraíba procurar uma sombra 12como
abrigo, descobrirá que a terra não tem mais árvores.
13 As noites serão escuras e frias. Sem
lua, sem estrelas. E sem fogueiras quentes.
14 E o caraíba, o homem branco, chorará.
E quando acordar de sua imensa 15estupidez será tarde, muito tarde.
16 Eu, Tamãi, o velho pajé, falei.
(ZOTZ, Werner. Apenas um curumim. Rio de Janeiro: Nórdica, 1982.)
4) Leia:
“Caraíbas têm cabeça
oca.” (L. 1)
Com base na leitura do texto, “cabeça oca” quer dizer
a) sem flexibilidade.
b) sem conhecimento.
c) sem medo.
d) sem responsabilidade.
05. Leia o trecho:
“E sofrerão por
isso.” (L. 2)
A expressão sublinhada refere-se ao fato de
a) o povo filho da terra não ter mais condições de plantar
milho e mandioca.
b) o povo filho da terra não ter mais como pescar e caçar.
c) os caraíbas não terem mais água para beber.
d) os caraíbas não terem aprendido as lições com o povo
filho da terra.
06. Com base na leitura, é possível afirmar que o
texto “A profecia”
a) informa os vários hábitos de sobrevivência dos
caraíbas.
b) narra a história da convivência serena entre os
caraíbas e o povo filho da terra.
c) expõe a opinião do pajé, Tamãi, sobre as consequências
da ação do homem branco.
d) descreve como o povo filho da terra realiza o quarup ao
redor do fogo.
07. No texto, “A profecia,” a previsão dos fatos
foi feita
a) pelos caraíbas. b) pelo velho
pajé.
c) por todos – índios e brancos. d) pelo autor
Werner Zotz.
08. O termo “caraíba” é usado
a) pelos índios para repudiar as ações dos homens brancos.
b) pelos homens brancos ao se referirem aos índios.
c) pelo pajé ao se referir aos homens brancos.
d) pelo pajé ao se referir às
ações dos homens brancos.
09. O termo “caraíba “ pode ser classificado gramaticalmente como:
a) adjetivo b) substantivo c) verbo d) pronome
10. Assinale a alternativa que apresenta uma palavra que está de
acordo com a Reforma Ortográfica:
a) Os abaixoassinados foram entregues na prefeitura.
b) Ele está trabalhando numa auto-escola.
c) A feiura passou longe naquele trabalho de pesquisa!
d) O médico receitou um anti inflamatório.
Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é
alguém que acredite que ele possa ser realizado.Roberto
Shinyashiki
GABARITO
1.D 2.A 3.B 4.A 5.D 6. C 7.B 8. C 9.B 10.C
Parabéns pelo blog!
ResponderExcluirDe acordo com o texto a profecia podemos afirmar que
ResponderExcluirNa oração o fogo dencancam vento a figura linguagem afina
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