Pontos de
Vista
Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português quando estourou a discussão.
— Esta história já começou com um erro — disse a Vírgula.
— Ora, por quê? — perguntou o Ponto de Interrogação.
— Deveriam me colocar antes da palavra "quando" — respondeu a Vírgula.
— Concordo! — disse o Ponto de Exclamação. — O certo seria:
"Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português, quando estourou a discussão".
— Viram como eu sou importante? — disse a Vírgula.
— E eu também — comentou o Travessão. — Eu logo apareci para o leitor saber que você estava falando.
— E nós? — protestaram as Aspas. — Somos tão importantes quanto vocês. Tanto que, para chamar a atenção, já nos puseram duas vezes neste diálogo.
— O mesmo digo eu — comentou o Dois-Pontos. — Apareço sempre antes das Aspas e do Travessão.
— Estamos todos a serviço da boa escrita! — disse o Ponto de Exclamação. — Nossa missão é dar clareza aos textos. Se não nos colocarem corretamente, vira uma confusão como agora!
— Às vezes podemos alterar todo o sentido de uma frase — disseram as Reticências. — Ou dar margem para outras interpretações...
— É verdade — disse o Ponto. — Uma pontuação errada muda tudo.
— Se eu aparecer depois da frase "a guerra começou" — disse o Ponto de Interrogação — é apenas uma pergunta, certo?
— Mas se eu aparecer no seu lugar — disse o Ponto de Exclamação — é uma certeza: "A guerra começou!"
— Olha nós aí de novo — disseram as Aspas.
— Pois eu estou presente desde o comecinho — disse o Travessão.
— Tem hora em que, para evitar conflitos, não basta um Ponto, nem uma Vírgula, é preciso os dois — disse o Ponto e Vírgula. — E aí entro eu.
— O melhor mesmo é nos chamarem para trazer paz — disse a Vírgula.
— Então, que nos usem direito! — disse o Ponto Final. E pôs fim à discussão.
1ª Questão
No trecho ” — Então, que nos usem direito! — disse o Ponto Final. E
pôs fim à discussão.
.” , a expressão sublinhada significa que:
.” , a expressão sublinhada significa que:
(A) o
leitor não entende o que está lendo
(B)o ponto final
estava em lugar errado
(C)o ponto de
interrogação só fez uma pergunta
(D) a pontuação
precisa estar correta para dar clareza aos textos
2ª Questão
Em “. — Apareço
sempre antes das Aspas e do Travessão.”, o termo sublinhado estabelece
uma relação de
(A)lugar (B)tempo (C)intensidade (D)dúvida
3ª Questão
O texto trata
principalmente
(A)
uso correto
da frase
(B)
uso
incorreto do livro de português
(C)
uso correto
do travessão
(D)
pontuação
correta
4ª Questão
Considerando-se os dados relativos às
verbas recebidas e ao desempenho em matemática, nos estados, conclui-se que
(A) há uma relação direta entre quantidade de verbas por aluno e
desempenho médio dos alunos.
(B) Minas Gerais teve menos recursos por aluno e apresentou baixo desempenho médio dos alunos.
(C) o maior beneficiado com recursos financeiros por aluno foi Roraima.
(D) São Paulo recebeu maiores verbas por aluno por ser o maior estado.
(B) Minas Gerais teve menos recursos por aluno e apresentou baixo desempenho médio dos alunos.
(C) o maior beneficiado com recursos financeiros por aluno foi Roraima.
(D) São Paulo recebeu maiores verbas por aluno por ser o maior estado.
5ª Questão
Pelos dados observados no gráfico, podemos afirmar que a
melhor média consta em:
(A)Minas Gerais
(B)São Paulo
(C)Santa Catarina
(D)Rio de Janeiro
Todo ponto de vista é a vista de um ponto
Ler
significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E
interpreta a partir de onde os pés pisam.
Todo
ponto de vista é um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber
como são seus olhos e qual é sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma
releitura.
A
cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial
conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem convive, que experiências tem, em que trabalha,
que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que
esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação.
Boff, Leonardo. A
águia e a galinha. 4ª ed. RJ: Sextante, 1999.
6ª Questão
A
expressão “com os olhos que tem” (ℓ.1), no texto, tem o sentido de
(A)
valorizar a leitura.
(B)
incentivar a leitura.
(C)
individualizar a leitura.
(D)
priorizar a leitura.
7ª Questão
No texto, o uso da expressão” Isso
faz da leitura sempre uma releitura.” revela:
(A)Todo ponto de vista é um ponto.
(B) Ler significa reler e
compreender, interpretar.
(C)precisamos ter muitas experiências.
(D)precisamos de muita leitura.
Um
arriscado esporte nacional
Os leigos sempre se medicaram por conta própria, já
que de médicos e de loucos todos temos um pouco, mas esse problema jamais
adquiriu contornos tão preocupantes no Brasil como atualmente. Qualquer
farmácia conta hoje com um arsenal de armas de guerra para combater doenças de
fazer inveja à própria indústria de material bélico nacional. Cerca de 40% das
vendas realizadas pelas farmácias nas metrópoles brasileiras destinam-se a
pessoas que se automedicam. A indústria farmacêutica de menor porte e
importância retira 80% de seu faturamento da venda “livre” de seus produtos –
isto é, das vendas realizadas sem receita médica.
Diante desse quadro, o médico tem o dever de alertar
a população para os perigos ocultos em cada remédio, sem que, necessariamente,
faça junto com essas advertências uma sugestão para que os entusiastas da
automedicação passem a gastar mais em consultas médicas. Acredito que a maioria
das pessoas se automedicam por sugestão de amigos, leitura, fascinação pelo
mundo maravilhoso das drogas “novas” ou simplesmente para tentar manter a
juventude. Qualquer que seja a causa, os resultados podem ser danosos.
MEDEIROS, Geraldo. –
Revista Veja, 18 de dezembro
8ª Questão
O
tema abordado no texto é
(A) os
riscos constantes da automedicação.
(B) o
crescimento da indústria farmacêutica.
(C) a
venda ilegal de medicamentos.
(D) a
luta pela manutenção da juventude.
(E) o
faturamento das consultas médicas
9ª Questão
A frase que
contém uma opinião é
(A)”...
Acredito que a maioria das pessoas se automedicam por sugestão de amigos,...”
(B)”...
A indústria farmacêutica de menor porte e importância retira 80% de seu
faturamento da venda “livre” de seus produtos...”
(C)”...
Cerca de 40% das vendas realizadas pelas farmácias nas metrópoles brasileiras
destinam-se a pessoas que se automedicam.”
(D)”... fazer inveja à própria
indústria de material bélico nacional.”
10ª Questão
A finalidade do
texto é
(A) argumentar. (B) descrever. (C) informar. (D) narrar.
(A) argumentar. (B) descrever. (C) informar. (D) narrar.
11ª Questão
Retire 03 palavras que denotem a função de verbo:
_________________________________.
Cite 03 adjetivos referentes à temática apresentada.
________________________________________.
13ª Questão
No
fragmento “Contou a seu chefe
os planos de largar o serviço de carpintaria e construção de casas, para viver
uma vida mais calma com sua família..”.Podemos
afirmar que o verbo destacado está no ________________ do modo indicativo:
a)presente b) futuro do presente c) pretérito perfeito d) pretérito impefeito
14ª Questão
Homem morre atropelado por carreta na BR-163
A vítima conduzia uma bicicleta quando foi atingida pelo veículo
Um homem morreu atropelado por uma carreta na madrugada desta segunda-feira (7), na BR-163, a 5 quilômetros do Distrito de Anhanduí.A vítima conduzia uma bicicleta quando foi atingida pelo veículo. Ela ainda não foi identificada pela polícia.O corpo da vítima será encaminhado para Campo Grande. A perícia da polícia ainda está no local do acidente.http://www.campograndenews.com.br
Podemos classificar,gramaticalmente, as palavras destacadas no texto como:
a) conjunção b) pronome c) advérbio d) adjetivo
15ª QUESTÃO
I-Presa nos elos de uma só cadeia,
A multidão faminta cambaleia,
E chora e dança ali!
Um de raiva delira, outro enlouquece,
Outro, que martírios embrutece,
Cantando, geme e ri! . O termo destacado no fragmento, classifica-se gramaticalmente como:
A multidão faminta cambaleia,
E chora e dança ali!
Um de raiva delira, outro enlouquece,
Outro, que martírios embrutece,
Cantando, geme e ri! . O termo destacado no fragmento, classifica-se gramaticalmente como:
a)
substantivo b) adjetivo c) pronome d) verbo
16ª QUESTÃO
II- “Moro num lugar
Numa casinha inocente do sertão
De fogo baixo aceso no fogão
Fogão à lenha ai ai...”. O fragmento destacado classifica-se como:
II- “Moro num lugar
Numa casinha inocente do sertão
De fogo baixo aceso no fogão
Fogão à lenha ai ai...”. O fragmento destacado classifica-se como:
a)
substantivo b)
adjetivo c) pronome d) verbo
Obs.: Provérbio chinês.
GABARITO
1.D 2. A 3.D 4.C 5.A 6.C 7. B 8.A 9.A 10.A
11. OLHA, ENXERGO, ADIVINHOU
12. FORTE, EXIBIDO, PERIGOSOS, METIDO...
13.C 14.C 15. B 16.D
Qual a resposta da número 5? Alguém sabe?
ResponderExcluirGostei do material!
ResponderExcluirQue legal, é muito bom seu blog, me ajudou bastante nos textos de interpretação.
ResponderExcluirComo faço pra conferir as respostas ?
ResponderExcluir