LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS – 6º AO 9º ANO
1)A temática apresentada é:
a)
Adolescentes e adultos.
b) O 1º
namorado.
c)
Gravidez na adolescência.
d)
Apresentando o namorado.
CONSUMISMO
Os homens, através da tecnologia, inventam a cada
dia novas formas de conforto e lazer. E objetos que possam atender à demanda do
consumo.
Uma das formas de convencer o consumidor a compra
os novos produtos é a publicidade. A publicidade é feita das formas mais
variadas. Vai de um simples folheto distribuído nas ruas, ou pelos correios,
até Sofisticados filmes, que contam
muito caro e que os anunciantes passam nas principais emissoras de televisão ou
nos cinemas.
Nós falamos em televisão, mas é bom lembrar que
outros veículos de comunicação – rádios e jornais – também vivem do que cobram
pelos anúncios. Toda essa carga é jogada em cima das pessoas e fica difícil
resistir à vontade de comprar. E comprar cada vez mais, mesmo que não se
necessite deste ou daquele brinquedo, ou eletrodoméstico. Isto é consumismo.
Ele atinge mais diretamente as crianças, que acabam sempre desejando tudo o que
é anunciado. Até por que não têm a noção real do valor do dinheiro e a dificuldade que seus pais enfrentam para
consegui-los.
O consumismo é um tal que deve ser combatido em
todas as idades. Mas é difícil acabar com ele, porque as crianças vêem, nas
ruas e em suas escolas, os colegas com um tênis da moda ou uma mochila nova e
logo querem ter essas novidades. Esse espírito de competição também leva os
adultos à compra de objetos que são absolutamente desnecessários. Se nosso
vizinho compra um carro novo, logo queremos trocar o nosso.
A necessidade da conscientização do que é
consumismo é uma busca constante das famílias hoje em dia. Também de uma grande
parte da sociedade. E todos reconhecem que é preciso resistir ao consumismo.
(André Carvalho e Alencar Abujamra,
Consumidor e consumismo, Coleção “Pegante ao José”, Lê, 1993.)
2) Segundo o texto, o que é consumismo:
a) É o espírito de competição.
b) É um mal que deve ser combatido.
c) É comprar cada vez mais, mesmo que não necessite.
d) É uma necessidade de conscientização.
3) De acordo com o texto, quem é diretamente mais atingida pela
publicidade?
a) Os jovens pelo excesso de vaidade.
b) Os mais velhos pelo desejo de consumir.
c) As crianças por não terem noção do valor do dinheiro.
d) Todas as idades.
4) A publicidade é feita das formas mais variadas. Isso faz com que:
a) Os produtos sejam oferecidos.
b) As pessoas não resistam à vontade de comprar.
c) As pessoas assistam mais televisão.
d) Leiam mais jornais.
5) “Toda essa carga é jogada em cima das pessoas...” . Isso significa que:
a) As pessoas não precisam consumir.
b) Todos esses estímulos ao consumo são dirigidos com insistência às
pessoas.
c) O consumo fica a vontade das pessoas.
d) Só quem tem poder de compra consome.
O problema ecológico
Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo
da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma
civilização inteligente, tamanho é o grau de destruição dos recursos naturais.
Essas são palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanços
obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores fundamentais da
existência. O que chamamos orgulhosamente de civilização nada mais é do que uma
agressão às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilização significa a
devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das terras e a
deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não passa de uma
degradação deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há muito tempo,
uma autêntica guerra contra a natureza.Afrânio
Primo. Jornal Madhva (adaptado).
6) Segundo o texto, o cientista americano está preocupado com:
(A) a
vida neste planeta.
(B) a qualidade do espaço aéreo.
(C) o que pensam os extraterrestres.
(D) o seu prestígio no mundo.
7) Para o autor, a humanidade:
(B) a qualidade do espaço aéreo.
(C) o que pensam os extraterrestres.
(D) o seu prestígio no mundo.
7) Para o autor, a humanidade:
(A)
demonstra ser muito inteligente.
(B) ouve as palavras do cientista.
(C) age contra sua própria existência.
(D) preserva os recursos naturais.
8) Da maneira como o assunto é tratado no texto , é correto afirmar que o meio ambiente está degradado porque:
(B) ouve as palavras do cientista.
(C) age contra sua própria existência.
(D) preserva os recursos naturais.
8) Da maneira como o assunto é tratado no texto , é correto afirmar que o meio ambiente está degradado porque:
(A) a
destruição é inevitável.
(B) a civilização o está destruindo.
(C) a humanidade preserva sua existência.
(D) as guerras são o principal agente da destruição.
9) A afirmação: “Essas são palavras de um renomado cientista americano.” Quer dizer que o cientista é:
(B) a civilização o está destruindo.
(C) a humanidade preserva sua existência.
(D) as guerras são o principal agente da destruição.
9) A afirmação: “Essas são palavras de um renomado cientista americano.” Quer dizer que o cientista é:
(A)
inimigo.
(B) velho.
(C) estranho.
(D) famoso.
(B) velho.
(C) estranho.
(D) famoso.
O HOMEM E A GALINHA
Era uma
vez um homem que tinha uma galinha. Era uma galinha como as outras.
Um dia a galinha botou um ovo de ouro. O homem ficou contente. Chamou a mulher:
- Olha o ovo que a galinha botou.
A mulher ficou contente:
- Vamos ficar ricos!
E a mulher começou a tratar bem da galinha. Todos os dias a mulher dava mingau para a galinha. Dava pão-de-ló, dava até sorvete. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse:
- Pra que esse luxo com a galinha? Nunca vi galinha comer pão-de-ló... Muito menos tomar sorvete!
- É, mas esta é diferente! Ela bota ovos de ouro!
O marido não quis conversa:
- Acaba com isso mulher. Galinha come é farelo.
Aí a mulher disse:
- E se ela não botar mais ovos de ouro?
- Bota sim - o marido respondeu.
A mulher todos os dias dava farelo à galinha. E a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse:
- Farelo está muito caro, mulher, um dinheirão! A galinha pode muito bem comer milho.
- E se ela não botar mais ovos de ouro?
- Bota sim - o marido respondeu.
Aí a mulher começou a dar milho pra galinha. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse:
- Pra que esse luxo de dar milho pra galinha? Ela que procure o de-comer no quintal!
- E se ela não botar mais ovos de ouro? - a mulher perguntou.
- Bota sim - o marido falou.
E a mulher soltou a galinha no quintal. Ela catava sozinha a comida dela. Todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Uma dia a galinha encontrou o portão aberto. Foi embora e não voltou mais.
Dizem, eu não sei, que ela agora está numa boa casa onde tratam dela a pão-de-ló. (Ruth Rocha)
Um dia a galinha botou um ovo de ouro. O homem ficou contente. Chamou a mulher:
- Olha o ovo que a galinha botou.
A mulher ficou contente:
- Vamos ficar ricos!
E a mulher começou a tratar bem da galinha. Todos os dias a mulher dava mingau para a galinha. Dava pão-de-ló, dava até sorvete. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse:
- Pra que esse luxo com a galinha? Nunca vi galinha comer pão-de-ló... Muito menos tomar sorvete!
- É, mas esta é diferente! Ela bota ovos de ouro!
O marido não quis conversa:
- Acaba com isso mulher. Galinha come é farelo.
Aí a mulher disse:
- E se ela não botar mais ovos de ouro?
- Bota sim - o marido respondeu.
A mulher todos os dias dava farelo à galinha. E a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse:
- Farelo está muito caro, mulher, um dinheirão! A galinha pode muito bem comer milho.
- E se ela não botar mais ovos de ouro?
- Bota sim - o marido respondeu.
Aí a mulher começou a dar milho pra galinha. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse:
- Pra que esse luxo de dar milho pra galinha? Ela que procure o de-comer no quintal!
- E se ela não botar mais ovos de ouro? - a mulher perguntou.
- Bota sim - o marido falou.
E a mulher soltou a galinha no quintal. Ela catava sozinha a comida dela. Todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Uma dia a galinha encontrou o portão aberto. Foi embora e não voltou mais.
Dizem, eu não sei, que ela agora está numa boa casa onde tratam dela a pão-de-ló. (Ruth Rocha)
10) O texto recebe o título de O homem e a
galinha. Por que a história recebe esse título?
a) Porque eles são os personagens principais da história narrada.
b) Porque eles representam, respectivamente, o bem e o mal na história.
c) Porque são os narradores da história.
d) Porque ambos são personagens famosos de outras histórias.
a) Porque eles são os personagens principais da história narrada.
b) Porque eles representam, respectivamente, o bem e o mal na história.
c) Porque são os narradores da história.
d) Porque ambos são personagens famosos de outras histórias.
11) Qual das características a seguir pode ser
atribuída à galinha?
a) avareza
b) conformismo
c) ingratidão
d) revolta
a) avareza
b) conformismo
c) ingratidão
d) revolta
12) Era uma vez um homem que tinha uma galinha.
De que outro modo poderia ser dita a frase destacada?
a) Era uma vez uma galinha, que vivia com um homem.
b) Era uma vez um homem criador de galinhas.
c) Era uma vez um proprietário de uma galinha.
d) Era uma vez uma galinha que tinha uma propriedade.
a) Era uma vez uma galinha, que vivia com um homem.
b) Era uma vez um homem criador de galinhas.
c) Era uma vez um proprietário de uma galinha.
d) Era uma vez uma galinha que tinha uma propriedade.
13) Era uma vez é uma expressão que indica tempo:
a) bem localizado
b) determinado
c) preciso
d) indefinido
a) bem localizado
b) determinado
c) preciso
d) indefinido
14) A segunda frase do texto diz ao leitor que a
galinha era uma galinha como as outras. Qual o significado dessa frase?
a) A frase tenta enganar o leitor, dizendo algo que não é verdadeiro.
b) A frase mostra que era normal que as galinhas botassem ovos de ouro.
c) A frase indica que ela ainda não havia colocado ovos de ouro.
d) A frase mostra que essa história é de conteúdo fantástico.
a) A frase tenta enganar o leitor, dizendo algo que não é verdadeiro.
b) A frase mostra que era normal que as galinhas botassem ovos de ouro.
c) A frase indica que ela ainda não havia colocado ovos de ouro.
d) A frase mostra que essa história é de conteúdo fantástico.
15) O que faz a galinha ser diferente das demais?
a) Oferecer diariamente ovos a seu patrão avarento.
b) Pôr ovos de ouro antes da época própria.
c) Botar ovos de ouro a partir de um dia determinado.
d) Ser bondosa, apesar de sofrer injustiças.
a) Oferecer diariamente ovos a seu patrão avarento.
b) Pôr ovos de ouro antes da época própria.
c) Botar ovos de ouro a partir de um dia determinado.
d) Ser bondosa, apesar de sofrer injustiças.
16) O homem ficou contente. O conteúdo dessa frase
indica um (a):
a) causa
b) modo
c) explicação
d) conseqüência
a) causa
b) modo
c) explicação
d) conseqüência
17) A presença de travessões no texto indica:
a) a admiração da mulher
b) a surpresa do homem
c) a fala dos personagens
d) a autoridade do homem
a) a admiração da mulher
b) a surpresa do homem
c) a fala dos personagens
d) a autoridade do homem
18) Que elementos demonstram que a galinha
passou a receber um bom tratamento, após botar o primeiro ovo de ouro?
a) pão-de-ló / mingau / sorvete
b) milho / farelo / sorvete
c) mingau / sorvete / milho
d) sorvete / farelo / pão-de-ló
a) pão-de-ló / mingau / sorvete
b) milho / farelo / sorvete
c) mingau / sorvete / milho
d) sorvete / farelo / pão-de-ló
19) Dizem, eu não sei... Quem é o responsável por
essas palavras?
a) o homem
b) a galinha
c) o narrador
d) a mulher
a) o homem
b) a galinha
c) o narrador
d) a mulher
20) O gráfico acima expressa o resultado de uma pesquisa realizada entre adolescentes de escolas públicas e privadas.Segundo o gráfico sobre a gravidez na adolescência:
a) A
principal causa é a falta de métodos contraconceptivos.
b) Eles
não se acham irresponsáveis.
c) A
principal causa é que eles querem ter filhos.
d) Uma
das principais causas é a falta de responsabilidade.
“A vida é curta, aproveite-a. O
amor é raro, agarre-o. A raiva é ruim, jogue-a fora. O medo é ridículo, enfrente-o.
Memórias são doces, saboreie-as”
BOA
AVALIAÇÃO!
Excelente!!!
ResponderExcluireu acho muito chato te os alunos baguseiro
ExcluirMuito bom mas meus alunos são bem preguiçosos mas vão ter que fazer
ResponderExcluirGostaria que publicasse o gabarito. Por favor!
ResponderExcluirPoderia me fornecer o gabarito?
Excluiruma pergunta o que e gabarito
ExcluirParabéns pela prova, só falta o gabarito.
ExcluirGostei muito das atividades.
ResponderExcluirParabéns!
muito obrigado voce e uma pessoa muito legal mim mande outra resposta
ExcluirMuito boa a prova! O ruim é que ao copiar e colar no word a cor verde acompanha. Você teria como disponibilizar esse material em doc ou pdf?
ResponderExcluirObrigado!
Quando vc apertar Ctrl+V não clique em mais nada, lá em baixo, no fim do texto colado, aparecerá o simbolo de colar, clique nele e abrirá uma caixinha de opções, escolha a opção "Manter somente o texto"...ai sai essa cor verde e fica normal!!!
Excluirobrigado por voce mim elogiar
Excluirgostaria de saber quem er vc
Excluirkd o gabarito?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAmei!
ResponderExcluirO GABARITO ESTA DISPONÍVEL??
ResponderExcluirMuito boas suas dicas e exercícios!
ResponderExcluirkd o gabarito?
ResponderExcluirgabarito ???
ResponderExcluirE o gabarito ?
ResponderExcluirPerfeito
ResponderExcluirFaltou o gabarito. Pode disponibilizar?
ResponderExcluirTem gabarito?
ResponderExcluir